quarta-feira, 15 de junho de 2011

Corpete (Corselet)

O corpete (ou corselet) é inspirado nos espartilhos (corsets), que tinham o objetivo de dar postura e suporte aos seios das mulheres do século XIX, por baixo dos vestidos. Eles eram feitos com barbatanas metálicas e se fechavam com amarrações nas costas. Ao final do século, muitos médicos repreendiam o uso do espartilho, pois de tão apertado, ele prejudicava os órgãos internos e o bom funcionamento do organismo, tanto que várias mulheres desmaiavam por falta de ar.


Hoje ainda há pessoas que usam os espartilhos pra modelar a cintura. Quem não quer sentir dor mas quer experimentar a sensualidade do espartilho, pode optar pelo corpete. O corpete não é feito sob medida, não amarra atrás e não é firme o suficiente pra segurar as gordurinhas, ele é uma peça delicada.
         
Graças à tendência boudoir que bombou no verão de 2010, eles passaram de underwear para outerwear, e deixaram se ser uma peça debaixo da roupa para fazer parte do look de rua.
                           
Apesar de o corpete ter muito a ver com a moda verão, o inverno também pode combinar com ele! Tanto casaquinhos mais leves como cardigãs quanto jaquetas de couro combinam. Corpetes podem ser usados com calça jeans, saias, shorts e calças de cintura alta ou não. Para as que estão com o corpo em dia e se familiarizam com o estilo, ele também pode ser usado com wet legging, fazendo referência a um look bem fetichista.
A peça passou por corpos famosos como as rainhas Carlota Joaquina, Elizabeth e Maria Antonieta. Depois da Segunda Guerra Mundial, ele ganhou notoriedade, graças às criações de Christian Dior, que valorizavam as formas do busto e cintura fina... Tudo isso, às custas de muito desconforto.

Coco Chanel até libertou as mulheres do aperto, mas ao longo das décadas sempre alguém resgatou a peça.
Como no início dos anos 90, quando o fetichismo estava em alta e estilistas como Versace e Jean-Paul Gaultier lançaram espartilhos futuristas para serem usados como roupa e não lingerie.


Gaultier, por exemplo, criou um corselete exclusivo para Madonna durante a turnê Blond Ambition, em 1990, um ícone da época.

Passadas mais algumas décadas, a peça continua em voga e veste novas “rainhas”, de outros segmentos: Britney Spears, Lady GaGa, Victoria Beckham são alguns nomes que usam a peça de forma diferenciada, mas não menos chamativa, sexy e original.

A estilista carioca Patrícia Vergara é uma das adeptas dessa moda e cria roupas em que o corselete é protagonista, indo desde um gênero mais romântico até casual (com estampas florais e cores claras, para ser usado preferencialmente durante o dia).

 Ele pode ser usado para diminuir medidas?
O corselete é para ser usado como adorno e não para quem deseja perder centímetros radicalmente. Uma boa modelagem e uma firme estrutura já proporcionam à mulher uma postura correta.

Existe idade, peso ou alguma característica que a mulher deve ter para usá-lo?
Não. A peça é feita pra todas, e o corselete deve ser sob medida. Tem que ficar perfeito no corpo.
Qual a diferença entre corselete e espartilho? 

O espartilho é usado por baixo e o corselete por cima da roupa.
Existem cores e estampas para cada estação?

Nos dias mais quentes, os tons claros e florais são sempre bem-vindos. No momento, estão em evidência o nude e os tons rosados. O preto também é muito procurado aqui no ateliê, é elegantíssimo e as mulheres têm a sensação de estarem mais magras.

Com que peças ele pode ser combinado?
O corselete pode ser usado com um jeans, pois fica bem moderno e descontraído. Para a noite, podemos usar cores fortes e até ousar com brilhos e bordados. Com saias, a mulher, sem dúvida, fica mais feminina.

Dicas de como usar:
  • Se você esta acima do peso prefira aqueles que realmente modelam a silhueta, bem no estilo “… E o Vento Levou”, mas mesmo assim prefira o look com blazers ou jaquetas por cima;
  • A peça valoriza o colo, mas é preciso estar com ele em dia, então dar uma olhadinha no espelho na hora de experimentar o look é uma questão de sabedoria, só use o que pode lhe valorizar;
  • Os corselets ficam perfeitos com saias (principalmente as balonê);
  • A  escolha da cor escura na peça associada com calças, saias ou shorts em tons claros ajuda a disfarçar corpos em formato de triangulo invertido;
  • A escolha da cor clara na peça associada com calças, saias ou shorts em tons escuros ajuda a disfarçar quadril largo;
  • O corselet em cores escuras com blazers ou casacos em tons claros ajuda a afinar a silhueta;
  • Em relação à idade o look só é permitido se seu colo estiver bem conservado, mas mesmo assim não descarte o acompanhamento dos blazers ou casacos, pois eles dão uma distinção a mais no visual, coisa que com avançar da idade deve ser sempre levada em consideração;
  • O uso de acessórios na hora de compor seu look não pode ser esquecido, aproveite que a estação elegeu os maxi e aposte em colares, pulseiras e brincos que valorizarão seu corselet;
  • O uso do corselet sem nada por cima deve ser evitado em ambientes de trabalho, pois o visual sensual facilmente é vitima de criticas desagradáveis.
  • Mulheres com muito busto devem ter cuidado com a peça, pois ela tende a ressaltar a região;
  • Mulheres com pouco busto devem escolher os com armações na área, pois eles ajudam a dar a impressão de aumento de volume.
  • Alerta vermelho: Cuidado com essa moda, pois a linha entre a sensualidade e a vulgaridade às vezes pode ser muito tênue.
Onde Comprar: as lojas de fast-fashion investiram na peça, como C&A, Renner, Riachuelo, Zara e na Galeria do Rock.

Então meninas, eu acho Corpete muito muito lindo..E usariia mesmo tendo que fazer todo um esforço!

Espero que sigam as dicas! Dúvidas, perguntem aqui ou mandem a pergunta para o email: baby-gatinha-22@hotmail.com.
Sugestões para a próxima postagem: comentem!



Nenhum comentário: